A Importância Da Contabilidade Para Empresas De Varejo

A contabilidade de uma empresa de varejo vem com o desafio de calcular e acompanhar o estoque. Por esse e por outros motivos, é essencial saber qual é a importância da contabilidade para empresas de varejo.

Manter um registro preciso do seu dinheiro é vital para todas as empresas, mas alguns aspectos do varejo o diferenciam de outros setores quando se trata desse assunto.

O rastreamento do seu inventário deve incluir o cálculo de custos e o monitoramento do número de cada item que você possui em estoque. Esta é uma parte essencial da contabilidade precisa.

Porém, além dela, existem diversas questões financeiras que podem impedir você de se focar no que realmente importa: otimizar seus resultados. Confira benefícios de se apostar em serviços de contabilidade para empresas de varejo.

Serviços de contabilidade para empresas de varejo

À medida que uma empresa cresce, a maioria dos seus proprietários e executivos descobre que seu tempo se torna melhor gasto na construção do negócio principal, ao invés de na supervisão da contabilidade do dia-a-dia.

– Encontrar uma nova solução contábil geralmente se torna notável quando uma empresa enfrenta um ou vários marcos.

  • Como muitos varejistas sabem, a receita não se baseia simplesmente em quantos itens você vendeu.
  • É um cálculo mais complexo de quanto cada item custa para você, o varejista, versus por quanto o item é vendido.
  • Mas o custo de cada um de seus produtos é uma amálgama de peças, bem como sua sobrecarga e tudo mais.

A compreensão do custo dos produtos vendidos não apenas ajuda os varejistas a ter uma imagem completa de sua receita, mas também traz alguns benefícios para os negócios.

Saber mais sobre isso e, simplesmente, organizar seus inventários, suas notas, acompanhar estoques e muito mais são tarefas que não precisam ser realizadas por você – contando com chance de erros.

Elas podem ser atendidas por bons serviços de contabilidade para empresas de varejo!

 

Por que você precisa acompanhar os custos dos produtos vendidos e mais informações sobre sua empresa de varejo?

Ao acompanhar algumas informações da contabilidade de sua empresa, como o custo dos produtos vendidos – que está atrelado ao seu lucro no final do mês, no valor que você gasta com fornecedores e transporte, estoque e muito mais – você mantém sua empresa segura quanto à falência.

Para isso, não basta apenas conhecer o resultado final dessa pergunta. É preciso saber, também:

  • O que está incluído no custo dos produtos vendidos?
  • O que você precisa para calcular o custo dos produtos vendidos
  • Quantos produtos são vendidos em um determinado período de tempo?
  • Quais são as taxas e impostos envolvidos nessas vendas?
  • E muito mais!

Se você não deseja arriscar o futuro de sua empresa de varejo, conte hoje mesmo com serviços de contabilidade para empresas de varejo e garanta o controle financeiro da empresa!

Inventário: método de custo – contabilidade para empresas de varejo

Um dos principais desafios do varejo é o rastreamento de estoque, especialmente se você comprar várias unidades de estoque que nem sempre lhe custam a mesma quantia de dinheiro.

Se for esse o caso, você precisa descobrir uma maneira de assumir o custo dos produtos vendidos para poder comparar isso com o seu estoque final e calcular seu lucro.

Para fazer isso, você deve fazer algumas suposições de fluxo de custo. Observe que isso não rastreia o movimento físico dos produtos vendidos, mas atribui custos ao estoque para que você possa determinar posteriormente seu lucro.

Você pode fazer isso de várias maneiras – e é justamente por isso que não saberá qual é a mais adequada para o seu negócio em específico e acabará por arriscar o futuro de sua empresa!

Em suma, a importância de uma contabilidade para empresas de varejo é justamente trazer segurança para sua empresa, contando com profissionais que organizam suas finanças enquanto oferecem a você tempo para cuidar do que realmente importa.

Aumento da receita

Como benefício, contar com esse tipo de serviço aumenta a receita de sua empresa de varejo. Afinal de contas, o proprietário ou CEO não pode estar envolvido em todos os aspectos da empresa

O tempo de uma equipe precisa ser liberado, especialmente se uma empresa está se preparando para uma aquisição ou para uma venda.

Sem tempo real para se dedicar ao que você faz de melhor, você pode acabar contando com falta de suporte administrativo.

A seguir, confira mais exemplos de benefícios que as empresas receberam ao terceirizar a contabilidade em face de alguns desses marcos.

Mais tempo para seu time

Uma equipe de contabilidade terceirizada foi capaz de assumir as funções de trabalho de cinco funcionários de uma empresa de varejo que não conseguiam acompanhar o crescimento exigente que a organização estava enfrentando.

– A empresa, agora, tem a capacidade de utilizar sua equipe de contabilidade interna para solucionar problemas maiores.

  • O CEO também pode se concentrar na análise de dados precisa, em vez de preparar outros para isso, permitindo uma tomada de decisão mais informada.

Com a assistência da contabilidade terceirizada, a empresa também se beneficiou de ter subsidiárias estrangeiras configuradas corretamente em seu sistema de contabilidade.

Sua empresa está crescendo!

Um exemplo de varejista especializado em assistência médica com grande participação em private equity investiu recentemente em uma estratégia sofisticada e agressiva de aquisição, adquirindo mais de 100 lojas em menos de 12 meses.

– Ao terceirizar a contabilidade do dia-a-dia, incluindo contas a pagar e reconciliações bancárias, o varejista conseguiu fazer a transição mais fácil das lojas recém-adquiridas até construir adequadamente sua infraestrutura para acompanhar o rápido crescimento.

Mas não só os grandes varejistas se beneficiam nesse cenário. Os fundadores de startups geralmente lutam para conquistarem o sucesso.

  • Na ausência de equipe de suporte administrativo, a contabilidade geralmente é um mal necessário que é tratado pela pessoa que deveria dedicar seu tempo ao desenvolvimento dos produtos ou serviços da empresa, obtendo receita e criando parcerias.

Ao terceirizar serviços de contabilidade para empresas de varejo, o fundador da startup terá suporte no gerenciamento de caixa, nas contas a receber e a pagar, nas conformidade regulatória e em seus impostos.

Mesmo que uma empresa não enfrente um desses marcos e conte com um contador interno ou profissional de contabilidade, ela certamente garantirá o benefício da segurança e da organização das finanças de sua empresa.

Conte com serviços de qualidade e contabilidade para empresas de varejo e otimize seus resultados!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Olá..podemos te ajudar? whatsapp