O planejamento tributário correto pode ajudar a empresa a economizar muito em impostos. Saiba mais sobre esse quesito e sua importância para os negócios.

O planejamento tributário pode ser entendido como a atividade empreendida pelo assessor para reduzir o passivo tributário, utilizando de maneira otimizada todas as permissões e descontos disponíveis nos termos da lei.

De maneira simplificada, se trata de um arranjo comercial ou financeiro realizado dentro da legalidade de maneira que o benefício fiscal possa ser aproveitado sem prejudicar a empresa ou o Estado.

Toda empresa que planeja crescer precisa de um bom planejamento tributário se quiser economizar. Com os ajustes certos é possível pagar o mínimo de imposto e ainda estar em conformidade com a lei.

Objetivos do planejamento tributário

  • Redução da responsabilidade tributária

As empresas podem economizar o valor de suas contas pago em imposto, fazendo a organização adequada de suas atividades de acordo com os requisitos da lei, dentro da estrutura do estatuto.

  • Minimização de litígios

Existe um conflito de interesses obvio entre os contribuintes e os órgãos responsáveis por receber os impostos, pois os primeiros desejam que o valor pago seja mínimo, enquanto os segundos tentam coletar o máximo.

Existem diferentes tipos de impostos que podem ser difíceis de acompanhar, especialmente se você possui um negócio.

O planejamento tributário é importante para pequenas e grandes empresas, pois pode ajudá-las a atingir seus objetivos de negócios. Quando você possui um plano tributário como proprietário de uma empresa, pode reduzir o valor da receita tributável, obter mais controle sobre quando os impostos são pagos e também reduzir a taxa de imposto.

Dependendo do tipo de negócio que você possui, você pode encontrar muitos benefícios diferentes. Por exemplo, se você tem um negócio internacional, pode gerenciar o momento das notas fiscais e evitar a dupla tributação.

 

O planejamento tributário e suas classificações

  • Planejamento tributário de curto e longo prazo

O planejamento tributário que é feito todos os anos para atingir objetivos específicos ou limitados, é chamado de planejamento tributário de curto alcance. Por outro lado, o planejamento tributário de longo prazo alude a essas práticas realizadas pelo assessor que não são pagas imediatamente.

  • Planejamento tributário permissivo

O planejamento tributário, em que o planejamento é feito conforme a disposição expressa das leis tributárias, é denominado planejamento tributário permissivo.

  • Planejamento tributário proposital

O planejamento tributário proposital se refere ao método de planejamento tributário que engana a lei. Sob esse tipo, não há disposição expressa do estatuto.

Conclusão

Planejamento tributário significa aplicar de maneira inteligente as disposições fiscais para gerenciar os assuntos de um indivíduo, a fim de aproveitar os benefícios fiscais com base nas prioridades nacionais, de acordo com o interesse do público em geral e do governo.

As leis tributárias geralmente sofrem alterações e podem ser complexas. Os contadores fiscais garantem que as empresas e os indivíduos cumpram as leis tributárias arquivando suas declarações de imposto de renda federais e estaduais.

Alguns contadores também oferecem consultoria em planejamento tributário. Quase todas as decisões de negócios corporativos levam a implicações fiscais, que podem ser de natureza bastante complexa, especialmente para pequenas empresas e proprietários com pouca experiência.

De fato, não é raro situações em que a falta de um bom contador levou a empresa a perder dinheiro e em alguns casos, a falência.

As empresas que fazem negócios internacionalmente podem experimentar outras complexidades. Isso leva a crescentes necessidades de profissionais de planejamento tributário.

Em todo o caso a contratação de um bom contador para auxiliar no planejamento tributário é essencial. Uma empresa de contabilidade experiente está acostumada a lidar com diferentes níveis de operação e pode ajudar a garantir o sucesso do empreendimento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu